Semear

Semear

Dia 5 de março de 2019 foi realizado na sede da ACAV em parceria com o Grupo de Teatro Entrando em Cena um evento para as crianças.

Uma manhã de muita diversão, com Peça Teatral, Apresentação de Bonecos, Palhaço, Brincadeiras, Brindes, Piscina e Pula Pula.

Gratidão especial aos nossos amigos Naldo e Antônio dos Bonecos pelo esforço, comprometimento e amor pelas crianças.

E nosso muito obrigado por aqueles que fizeram acontecer, apoiando direta e indiretamente:

Thursday, 04 April 2019 15:53

Curso de Confeitaria Gratuito

Na noite do dia 23 de outubro de 2010 a ACAV proporcionou para confeiteiras e interessados em iniciar na área, um CURSO DE CONFEITARIA para Pasta Americana com a Cake Designer Katiane Alcântara.

CONTEÚDO:
✔Preparo da Massa
✔Blindagem do Bolo (Ganache)
✔Preparo da Pasta Americana
✔Cobrir Bolo
✔Decoração (Tingimento e Flores)

Após o curso as confeiteiras estão seguindo em frente e utilizando seus conhecimentos adquiridos no curso, e assim fomentando o empreendedorismo local e melhorando a geração de renda familiar! 

 

Sunday, 10 February 2019 16:56

Amistoso de futsal, ACAV x PEC

No dia 23 de janeiro de 2019, a ACAV levou 3 times de futsal para um amistoso contra os jogadores do Projeto Educar e Conscientizar (PEC) em Varjota, o primeiro jogo inicio com a categoria sub-11, mas o PEC não tinha time sub-11, então o sub-11 da ACAV jogou com o sub-12 do PEC, o jogo saiu de 6 a 2 para o time do PEC. O segundo jogo foi com a categoria sub-14, onde o time da ACAV ganhou de 3 a 2. O terceiro jogo foi com a categoria sub-17, um jogo muito acirrado e o time da ACAV acabou ganhando de 2 a 1. Participaram do amistoso aproximadamente 70 atletas.

Wednesday, 15 August 2018 00:39

4ª Edição do Alforria Fest

Nos dias 10 e 11 de agosto aconteceu a 4ª Edição do Alforria Fest do grupo de capoeira Alforria e Raça, onde os alunos do Projeto Tamarindo que também fazem parte do Alforria e Raça participaram de Roda de Capoeira, Batizado, Troca de cordas, Curso e Vivência com Grandes Mestres de capoeira, no evento teve ainda um momento marcante para os alunos do Projeto Tamarindo pois além de mudarem de graduação o Instrutor Caverna passou a ser graduado como professor, o mesmo é quem da as aulas de capoeira todos os sábados na sede da Associação de Cultura Ambiental de Varjota – ACAV.

O grupo de capoeira Alforria e raça é supervisionado pelo Contra Mestre Molejo e Mestre Peninha.

Sunday, 22 July 2018 00:26

2ª aula do Curso de Produtor de Mudas

A segunda aula do curso de Viveirista (Produtor de Mudas) aconteceu no dia 21 de Julho de 2018, após aula teórica foi feito aula pratica, produzindo uma compostagem orgânica.

A Compostagem é um processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material bastante rico em nutrientes e férteis.

 

No dia 14 de julho de 2018, deu-se inicio ao curso de Viveirista / Produtor de Mudas, o curso tem uma carga horaria de 40h/a e esta sendo ofertado na Associação de Cultura Ambiental de Varjota e terá duração de um mês, as aulas são ministradas aos sábados nos turnos manhã e tarde pelo o professor Agrônomo Antônio Cicero. São 40 pessoas escritas que estão sendo beneficiadas. Nessa primeira aula o coordenador do Projeto Tamarindo, Zequinha iniciou dando as boas vindas e em seguida falou da parceria da Enel pelo o Programa Luz Solidaria, que através desta parceria que estamos podendo beneficiar 40 pessoas através desta capacitação, em seguida o presidente da associação Francisco José falou sobre a importância de aproveitar as oportunidades e motivou aos que estavam presentes a aproveitar o curso e se profissionalizarem.  

No termino deste curso os 40 beneficiados estarão aptos a trabalharem nos seguimentos de Planejamento e instalação de viveiros; Instalação de um viveiro; Tipos de viveiro; Escolha do local; Área do viveiro; Instalações necessárias; Ferramentas. máquinas, equipamentos e outros materiais necessários; Recipientes usados para a produção de mudas; Substratos usados para a produção de mudas; Adubação de cobertura das mudas; Parâmetros de qualidade das mudas; Pragas, doenças e ervas daninhas; Tombamento ou Damping-off; Podridão das raízes; Ferrugem fusiforme; Amarelecimento ou clorose;Transporte das mudas para o plantio ou venda; Produção de mudas; Produção de mudas sexuadamente; Quebra de dormência e testes de germinação; Semeadura em canteiros; Semeadura direta nos recipientes; Desbaste, repicagem, irrigação e dança; Rustificação, seleção e podas de formação; Tratamentos com fitoreguladores de enraizamento; Propagação vegetativa; Estaquia; Miniestaquia; Medidas para aumentar o enraizamento em plantas; Mergulhia; Enxertia; Borbulhia ou enxerto de gema; Garfagem; Micropropagação; Etapas da Micropropagação; Preparo do meio de cultura; Equipamentos e materiais; Estrutura física.

 

 

Saturday, 16 June 2018 00:13

Reutilizar é ter consciência ambiental.

Reutilizar é uma das alternativas de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. Podemos usar a criatividade e inovar, usar um produto de várias maneiras pode ser um destaque em uma arte, além de estarmos contribuindo com o meio ambiente, e é esta a preocupação dos integrantes da Associação de Cultura Ambiental de Varjota. As imagens a seguir é uma pequena ação de educação ambiental com algumas crianças aprendendo a reutilizar sacos plásticos que geralmente é descartado no lixo e inutilizado, então vejamos os resultados desta ação que foi a decoração do espaço da associação em clima de festas juninas veja as imagens abaixo.


O desperdício é uma forma irracional de utilizar os recursos e diversos produtos podem ser reutilizados antes de serem descartados, podendo ser usados na função original ou criando novas formas de utilização.

Faça sua parte você também!

Tuesday, 12 June 2018 01:40

Dia das crianças

No dia 15 de outubro de 2016 a Associação de Cultura Ambiental de Varjota, realizou na comunidade de Croatá dos Martins um dia de lazer e entretenimento para todas as crianças da comunidade, em comemoração ao dia das crianças.

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Fonte: Equipe Brasil Escola. Rainer Sousa - Graduado em História.

Page 1 of 3

Sobre nós

Somos uma Associação localizada em Croata dos Martins, distrito de Varjota. Temos como objetivo promover projetos e ações que venham a melhorar a qualidade de vida, trabalhando sempre focado na preservação da natureza e no reflorestamento.

Newsletter

Assine nosso newsletter e receba

Não praticaremos spam!