Noticias

Neste dia 5 de junho de 2018, dia mundial do meio ambiente, a Associação de cultura Ambiental de Varjota abre vagas para os cursos de capacitação em Jardinagem (Paisagismo)  e Viveirista (Produtor de Mudas), a metodologia do curso será com aprendizado teórico e pratico, os participantes de cada curso receberam um certificado com carga horaria de 40 horas aulas, faça já sua inscrição na sede da associação, mais informações ligue 9 9736-4721. Realização: Associação de Cultura Ambiental de Varjota. Apoio: Enel

 

Dia 1 de junho de 2018, a direção da Associação de Cultura Ambiental de Varjota na pessoa do presidente da ONG Neno e do coordenador do Projeto Tamarindo Zequinha realizaram uma reunião informativa com agricultores familiares da comunidade de Croatá e região.

O objetivo foi incentivar os agricultores e fortalecer a agricultura familiar para melhorar a geração de renda e meio de vida dos mesmos, na reunião esteve presente o assessor de credito rural do Banco do Nordeste Artanael, o mesmo apresentou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País. 

View the embedded image gallery online at:
https://semearacao.ong.br/index.php/doe#sigProGalleria16aa426a1c

O acesso ao Pronaf inicia-se na discussão da família sobre a necessidade do crédito, seja ele para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, seja para o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços agropecuários ou não agropecuários. 

A agricultura familiar tem dinâmica e características distintas em comparação à agricultura não familiar. Nela, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. Além disso, o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia.

No dia 26 de maio de 2018, membros da diretoria da Associação de Cultura Ambiental de Varjota, realizaram  uma reunião na comunidade de Campo Lindo no Município de Reriutaba, a reunião foi mobilizada para levar informações sobre a troca de lâmpadas da Enel, o projeto de eficiência energética que a mesma promove em parceria com associações do estado.

View the embedded image gallery online at:
https://semearacao.ong.br/index.php/doe#sigProGalleriacc50e401de

Na reunião foi apresentado também ação de troca de geladeiras do programa Luz Solidaria da Enel, onde no período do projeto, o cliente Enel pode fazer a troca de sua geladeira usada por uma geladeira nova e pagar apenas 50% do valor da geladeira nas lojas credenciadas.

 

Na noite do dia 11 de maio de 2018, realizamos a inauguração do Ação Projeto Tamarindo, um projeto que consiste na capacitação de jovens de baixa renda nos cursos de jardinagem e viveirista, como também produção de um viveiro/estufa para produção de mudas de plantas frutíferas, nativas e ornamentais que serão usadas para reflorestamento de áreas degradadas nas margens do riacho Sambaíba e feito modelo de quintal produtivo, visando o regate e inserção do jovem na agricultura, fomentando a agricultura familiar como forma de geração de renda e minimização dos impactos ambientais.

View the embedded image gallery online at:
https://semearacao.ong.br/index.php/doe#sigProGalleriaabf5de92b6

O evento iniciou com uma apresentação teatral com a peça João e Maria do grupo de teatro Entrando em Cena coordenado pelo Professor de teatro Ronaldo Araújo, em seguida foi apresentada a equipe que constitui a Associação de Cultura Ambiental de Varjota – ACAV, e dando continuidade foi apresentado para a comunidade o projeto acima citado a ser realizado, e finalizando com a apresentação do programa da Enel, Luz solidaria com a fala da coordenadora do programa Jordani e sua auxiliar Lais.

 

 

O presidente da ACAV (Associação de Cultura Ambiental de Varjota) Francisco José conhecido pelo apelido de Neno, juntamente com o coordenador do Projeto Tamarindo Antônio José mais conhecido pelo apelido de Zequinha realizaram No dia 28 de abril de 2018 uma reunião na localidade de Jatobá, os mesmo levaram informações sobre economia energética, tarifa social baixa renda e convidaram os moradores da comunidade para participarem do evento de troca de lapadas que será realizado no dia 11 de maio de 2018, a partir das 14 horas na sede da ACAV, onde o cliente Enel poderá trocar até duas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas LED que são mais eficientes, econômicas e duráveis e consequentemente diminuirá o gasto mensal nas contas dos clientes, essa é uma ação da Enel em parceria com a ACAV através do Programa Luz Solidaria.

View the embedded image gallery online at:
https://semearacao.ong.br/index.php/doe#sigProGalleria0336db5fc2

A reunião foi bastante produtiva e teve boa participação do publico presente, membros da Associação dos Moradores e Agricultores Familiares de Jatobá

Sobre nós

Somos uma Associação localizada em Croata dos Martins, distrito de Varjota. Temos como objetivo promover projetos e ações que venham a melhorar a qualidade de vida, trabalhando sempre focado na preservação da natureza e no reflorestamento.

Newsletter

Assine nosso newsletter e receba

Não praticaremos spam!