Nossa História

agricultor Francisco José Pereira de Souza / Divulgação - Semear Ação
Semear Ação / Divulgação
Reflorestamento, Semear Ação / Divulgação

Um agricultor e um sonho de transformar sua comunidade através do plantio de árvores e preservar o meio ambiente, visando criar uma nova realidade que promovesse a conscientização ambiental nos lares de sua comunidade.

A Semear Ação teve início em 2010, impulsionada pela iniciativa do agricultor Francisco José Pereira de Sousa, conhecido como Neno. Após retornar para Croatá dos Martins, no interior do Ceará, Neno se deparou com uma comunidade carente de práticas de educação ambiental e com alto índice de crianças e adolescentes ociosos nas ruas, impactando negativamente o futuro local.

Como amante da natureza, Neno começou a produzir mudas de árvores em sua residência e a plantá-las nas ruas, inicialmente enfrentando resistência. Persistente, ele continuou suas ações de reflorestamento, buscando despertar o interesse da comunidade pela causa ambiental.

Agricultor Francisco José Pereira de Sousa

Agricultor Francisco José Pereira de Sousa
Para engajar os jovens, Neno construiu uma pequena piscina em sua casa e propôs um acordo: em troca de momentos de lazer e recreação, os adolescentes ajudariam a encher saquinhos para produção de mudas. Esse projeto não apenas incentivou o reflorestamento, mas também promoveu a conscientização ambiental entre os moradores.

Com o tempo, as atividades cresceram e deram origem ao projeto conhecido como "Projeto Tamarindo", focado em oferecer oportunidades de cultura, esporte, lazer e educação ambiental para crianças e adolescentes. 
A partir daí, familiares de Neno e membros da comunidade formalizaram a Associação de Cultura Ambiental de Varjota (ACAV), que evoluiu para a Semear Ação.

Atualmente, a Semear Ação continua seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, inclusão social e promoção de uma comunidade mais justa e consciente ambientalmente.
A ONG passou a existir a partir da reflexão do agricultor Francisco José Pereira de Souza, que em sua juventude viveu no município de São Paulo e ao voltar para o interior na comunidade de Croatá dos Martins, se deparou com um lugar de poucas perspectivas e cultura de educação ambiental inexistente, com alto índice de crianças, jovens e adolescentes nas ruas ociosos, que tornaria o futuro da comunidade cada vez sem boas expectativas. Logo, por ser amante da natureza, começou a produzir mudas de árvores em sua própria residência, e passou a plantar nas ruas da comunidade, no início teve bastante rejeição, mas o mesmo não desânimou, e continuou com suas ações de reflorestamento, na expectativa que as crianças, adolescentes e adultos, despertassem interesse em abraçar a mesma causa, com perspectiva de transformação da cultura ambiental local.      
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
projeto Semear Ação

Uma nova extensão de impacto social

No ano de 2016, Neide Sousa estendeu a iniciativa social para São Paulo, o que deu origem ao projeto Semear Ação na cidade de Osasco. Lá, ela montou uma equipe de voluntários e focou no trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade social. No projeto Semear Ação, foram realizadas oficinas de artesanato, cursos de corte e costura, atividades com psicólogos e atendimento com terapeuta ocupacional, além de cursos de Pizzaiolo e culinária.

INÍCIO DE UM NOVO CICLO

Em 2019, os diretores da associação resolveram buscar conhecimento e se capacitarem, pois até então as iniciativas sociais eram desenvolvidas de forma empírica, sem conhecimento profissional e técnico no âmbito do associativismo. Isso era visto como prejudicial para o crescimento e desenvolvimento de projetos de impacto, considerando também a necessidade de captação de recursos e apoio sustentáveis.

A partir da busca pelo conhecimento e profissionalização, atualizamos nosso estatuto de acordo com o novo marco regulatório das organizações da sociedade civil. Dessa maneira, também alteramos o nome da associação, que passou a ser denominada Semear Ação.

Dando continuidade, Neide Sousa e Antonio José, conhecido por Zequinha, membros da diretoria da organização, intensificaram a busca pelo conhecimento. Eles participaram de cursos em Fortaleza, por meio da UNIFOR, e do Centro de Apoio às Organizações do Terceiro Setor do Ministério Público do Ceará.

Tivemos o apoio da Dra. Rita, promotora de justiça do Ministério Público, que estava à frente do Centro de Apoio às Organizações do Terceiro Setor. Participamos de eventos com grandes nomes, como Nailton Cazumbá, Ricardo Falcão e Socorro Cândido.
Image
Image

Início da Rede Conectar

      Em novembro de 2019, criamos um programa social denominado Rede Conectar (Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor).
     A finalidade era levar o conhecimento adquirido para as associações dos municípios vizinhos, criando assim uma rede de colaboração.
Image
Image

Criação do Programa Maria Joana

Ainda no final de 2019, criamos o projeto "Acamados", que tem o objetivo de assistir acamados, sequelados e crianças com síndromes, fornecendo equipamentos de saúde (cadeira de rodas e higiênica, cama hospitalar, colchão entre outros). Atualmente, o projeto passou a ser denominado Programa Maria Joana (Programa de Apoio ao Acamado e Sequelado).

Conecte-se a nós

   Conheça nossos projetos e faça parte desta causa que une empresas, sociedade e a Rede Conectar em nosso país. 
   Juntos, vamos diminuir a desigualdade social através da educação, transformando e salvando vidas. Conheça mais sobre como você pode fazer a diferença conosco.
Image
Image
Semear Ação © 2024 Semear Ação. Todos os direitos reservados

Doações ao Semear

Por Que Doar para o Semear Ação/Rede Conectar ?

O Semear Ação e a Rede Conectar promovem parcerias sustentáveis nas áreas de meio ambiente, assistência social e saúde. Saiba mais, contate-nos!


Image